Faça uma busca!

18.março.13

Dicas para tornar seu blog mais conhecido

Por: Gabriela Sales | Arquivado em: Principal

Olá ricas e ricos!!! 🙂

Hoje vou falar sobre um assunto muito importante para nós blogueiros. Recebo constantemente e-mails e mensagens inbox no Facebook perguntando sobre como conseguir mais acessos no blog, como torná-lo mais conhecido e interessante.

Enquanto blogueira, não me sinto como um exemplo perfeito para falar sobre isso, até porque ainda acho que tenho muito o que crescer nesse meio, mas na posição de jornalista, pesquisadora e de alguém que fez seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a temática das redes sociais sinto que tenho um bom know-how para ajudar vocês nessa questão.

Em pouco mais de um ano e meio de blog, percebo que o Rica de Marré atingiu um nível legal e com uma considerável repercussão local e até nacional. Inicialmente, eu tinha apenas a intenção de compartilhar dicas e coisas do meu dia-a-dia nesse espaço, e a coisa tomou uma proporção maior do que eu imaginava.

Percebo que muitas pessoas já criam um blog no intuito de lucrar, mas quando a coisa é desse jeito, não acredito que vá durar muito tempo. O principal segredo de tudo, na minha opinião, é fazer o que gosta. A frase pode parecer clichê, e é, mas o significado dela é verdade e apropriado nessa situação.

Dentre pesquisas, cursos que fiz e experiências próprias mesmo (algumas), elegi algumas atitudes que podem ser tomadas por quem está iniciando um blog ou tentando deixá-lo mais conhecido. Espero que gostem e aproveitem. 🙂

20130318-111302.jpg20130318-111306.jpg

1-Produza conteúdo de qualidade:

Não tente fazer “mais do mesmo” ou imitar outros blogs que estejam fazendo sucesso com determinada postagem. Criar sua própria identidade e conteúdo diferenciado é o que pode fazer você se destacar.

Essa é uma questão que sempre busquei com o Rica de Marré. No meu caso, investi nos meus DIY personalizados, no Espiã de Fast Fashion e em outros tipos de posts que não são tão usuais. Lógico que com a grande quantidade de blogs e conteúdos produzidos na internet, é impossível você ser sempre diferente de tudo, mas é importante buscar ao máximo.

2-Coloque botões de compartilhamento:

Com o crescimento das redes sociais, criar botões de compartilhamento e deixar nos finais de cada postagem é super importante para que as pessoas propaguem o conteúdo nas suas redes. Dessa forma, mais e mais pessoas vão passar a conhecer o blog.

No meu caso, coloquei botões de “curtir”, “compartilhar no facebook” e “compartilhar mó Twitter”. Mas existem outros importantes também. Sempre que posto algo novo, também faço questão de clicar nesses botões e compartilhar nas minhas próprias redes.

20130318-112834.jpg

3-Crie perfis do seu blog nas redes socais:

A questão do compartilhamento é tão importante quanto à criação de perfis nas principais redes sociais, como Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Uma dica é criar o perfil com o mesmo nome do blog, no meu caso @ricademarre.

Você pode manter dois perfis, um pessoal e outro do blog, mas eu prefiro deixar um só pra não me atrapalhar. Acho legal também postar dicas diferentes do blog nas redes para ficar interessante e conquistar mais seguidores ou amigos. Rede social que só compartilha link fica chata.

4-Crie opções de “Feed”, “Favoritos” e página principal no blog:

É importante que o leitor saiba que pode assinar o feed ou marcar seu blog como favorito.

Essa questão de feed eu deixei meio de escanteio no meu blog e terminei recebendo algumas reclamações de que não estavam conseguindo assinar.

20130318-113527.jpg

5-Não faça spam nas redes sociais:

Um perfil em rede social que só compartilha uma enxurrada de links do próprio blog tende a perder seus seguidores e ficar com fama de chato.

Acho importante criar diálogos com as pessoas e sempre ter a preocupação de responder os comentários.

6-Coloque widgets/plugins das redes sociais:

É importante já ter no cantinho do blog uma caixinha com a opção direta pra pessoa já poder curtir sua página ou ter acesso às suas outras redes.

Nesse caso, estou totalmente errada. Até hoje não criei minha página no Facebook, estou apenas com o perfil, mas já estou correndo atrás disso pra criar a página o quanto antes. Mas pelo menos tenho o plugin do instagram instalado no blog, menos mal. 🙂

7-Incentive o leitor a participar:

Crie tags que ele possa utilizar nas suas redes sociais ou o convite para que possa enviar material para você. Por exemplo, crie uma categoria no blog que tenha participação do leitor, pode ser de looks, dicas, etc. Chamar para responder nos comentários também é interessante.

Eu simplesmente adoro quando recebo algum email com alguma dica de leitor que eu possa compartilhar, ou algum DIY que ele manda para eu postar.

8-Escreva textos objetivos:

A internet é um meio de comunicação rápido, instantâneo e interativo. Criar textos longos quando você poderia resumir e torná-lo mais atraente é uma estratégia errada. Escreva sempre as principais informações do texto logo no primeiro parágrafo. Ter cuidado com a escrita também é um fator primordial.

9-Utilize palavra-chave (hashtag):

As tags são muito importantes para que o conteúdo seja encontrado no Google. Utilize as palavras principais do texto e coloque nas tags. Imagine as palavras que as pessoas vão colocar no buscados para acharem tal conteúdo. As palavras-chave também devem estar no título e em negrito no texto, pois facilita nas buscas.

Essa é realmente uma parte muito importante. Através do Google Analytics, percebi que muitos dos acessos que chegam ao meu blog vêm do Google. Um dos meus posts mais acessados até hoje é um que as pessoas digitam no buscador “aprenda a fazer um maxi colar”.

20130318-115714.jpg
10-Coloque textos nas fotos quando for salvar:

Uma outra forma de seu site estar mos mecanismos de buscas é salvar sua foto com um texto e não números. Ex: flor.jpeg ao invés de DCM638.jpeg

Essa é uma outra coisa que tenho preguiça esquecimento de fazer, mas realmente é super importante.

11-Utilize os agregadores de conteúdo:

Os agregadores de conteúdo permitem que você envie seus artigos para divulgação. Se ele for interessante e bastante clicado, vai para home do site o que gera bastante links. Com isso, você também aumenta seu PageRank.

Eu nunca utilizei nenhum agregador de conteúdo por puro desleixo, mas realmente é uma ótima alternativa para conseguir mais acessos. Acho que vou fazer o teste com essa postagem. Veja alguns:

Dihitt – www.dihitt.com.br
Central Blogs – www.centralblogs.com.br
Uêba – www.ueba.com.br
20 Minutos – www.20minutos.maragao.com.br
Link-Me – www.linkme.blog.br
Colmeia – www.colmeia.blog.br
Ocioso – www.ocioso.com.br
À Tona Na Net – www.atoananet.com.br
BigLinks – www.biglinks.com.br
BombaNet – www.bombanet.com.br
Camaleão – www.camaleao.blog.br
Clic+ – www.clicmais.net
Divirto – www.divirto.me
GeraLinks – www.geralinks.com
iBlogs – www.iblogs.com.br
Linkando – www.linkando.com.br
LinkAtivo! – www.linkativo.com.br
LinkLog – www.linklog.com.br
Linkes – www.linkes.com.br
Link do Pinguim – www.linkdopinguim.com.br
Link Irado – www.linkirado.net
Link Ninja – www.linkninja.com.br
Divulga Blog – www.divulgablog.com.br

12-Otimize suas URLs:

Utilize plugins que reescrevam os links para seus posts de uma forma mais legível para o usuário. Contendo preferencialmente o título do post e a categoria dele.

Essa dica peguei de um site, mas nunca coloquei em prática também.

13-Coloque o link do seu blog na assinatura do email e nas redes sociais:

Esse é um detalhe que muita gente esquece. Facilita muito você deixar o link do seu blog na assinatura do email e também no seu perfil das redes sociais.

Isso eu sempre fiz!

14-Mantenha seu blog atualizado:

Atualize o blog rotineiramente e estabeleça dias e horários para as portagens. Se elas nao forem diárias, que sejam em dias e horas estabelecidos por você. Os blogs e sites sempre têm mais acessos no horário comercial. O melhor horário para postar é 9:00 da manhã.

Eu procuro fazer, pelo menos, um post por dia no meu blog. Quando fico muitos dias sem atualizar, e isso é raro, percebo que os acessos já caem bastante.

15-Faça links para outros blogs:

Colocar links de outros blogs pode fazer com que o outro blog também te link, gerando mais tráfego para o seu próprio blog.

Isso é realmente muito importante. Fico super feliz quando vejo pastagens que fizeram sobre mim ou meu blog e faço questão de compartilhar o link nas minhas redes e na minha clipagem dentro do blog.

Pra quem não sabe, essas são dicas usadas por SEO (Search Engine Optimization). O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca.

É isso, minha gente. Espero que tenham gostado das dicas e que elas sejam realmente úteis ara alguma coisa. Esse post também serviu para eu mesma enxerar muita coisa que estava acomodada kkk…

Beijos beijos

Comentar





* Área sinalizada obrigatória.
Comentários com conteúdo racista, span, publicidade, pornográfio ou com agressão verbal serão rejeitados.

elaine

amei gaby, o post…

Gabriela Sales

Elaine,

Obrigada linda

Época

http://www.colunaspoca.yolasite.com
Confira o site da Época, para saber das colunas semanais, resumo das novelas e outros.
(Estamos começando)

Denise

Meniiina…ameiii esse post! Preciso incrementar meu site! Dicas bem valiosas! Bjuuuuu

Gabriela Sales

Denise,

Que bom que ajude, De! Fico feliz
Beijos

Tamires Nascimenrto

que interessante essa dica de salvar a foto com nome!

Gabriela Sales

Tamires Nascimento,

Muito simples essa dica, né? Bjo

Aline Angeli

Muito bacana e util o post, Gabi! Bjs

Gabriela Sales

Aline Angeli,

Que bom que gostou, linda
Beijos

Cristiano

Ótimas dicas Gabi, com certeza irão ajudar muito!
Parabéns! Bjs :*

Gabriela Sales

Cristiano,

Coloque em prática! Seu blog é ótimo e tem tudo pra brilhar

Marina Maia

Gabi amei o post !!! Sou uma delas que pedem “ajuda” com o blog… hahahaha! Obrigadaa!!

Gabriela Sales

Marina Maia,

Que legal! Q bom que ajudei, lindona.
Beijos

Lívia

Amei as dicas , to começando com meu blog agora, e essas dicas iram me ajudar muito .
Da uma conferida la http://livinhaablog.blogspot.com/ .
Beijos 😉

Feer Freitas

Nossa muito útil! E suas dicas são diferentes e espertas! Estou começando um blog agora… Muito obrigada e q layout lindo 🙂

Thais

Gabi me ajude como começar essa nova fase de ser blogueira… bjos

Thais

Gabi me ajude como ser blogueira…bjo

lucas

entrem nesse blog que eu encontrei na internet é muito bom para quem gosta de coisa de nerd http://tempo-geek.webnode.com/.

josé Milton

ola Gabriela Sales gostei seu conteúdo seu blog eu ainda estou aprendedo escrever conteudo de qualidade mais ainda vo chegar la mais obrigado pela dica bom sucesso para vc

Eunice Ventura Barbosa

Oi Gaby, gostei das dicas. Estou começando agora e essas dicas foram ótimas.
Muito sucesso para você!
Se puder visite meu blog para dar uma força.
https://blogatelieventura.wordpress.com

Super beijos!!!

Eunice Ventura Barbosa

Oi Gaby, suas dicas foram ótimas. Estou começando com o blog e vou segui-las.
Muito sucesso para você.

Se puder visite meu blog para dar uma força.

https://blogatelieventura.wordpress.com

Super beijos !!!!

Gabriel

muito bom o post.
acessem thelifesystens.blogspot.com , Jogos, series, filmes, Programas e utilitarios.

The life systens o blog da sua vida

Iara Ferreira

Amei, essas dicas estão maravilhosas… Bjs
Dê uma olhadinha no meu blog e, divulgue com suas amiga ou parentes, o seu ja estou divulgando.

Amanda

Ameeeeeei!! vou usar todas as suas dicas! Foram ótimas!

Joana Darc Ferreira

Suas dicas são muitos boas apliquei essa de salvar a foto com um determinado nome e deu resultado.
Escolhi ter um blog para portfólio fotográfico e essas dicas estão me ajudando muito na divulgação.
Parabéns e obrigada por contribuir suas experiências.

Frann

Muito bom.Mas confesso que para um site de desenhos digitais é um pouco mais complicado.

unicorn

Adorei , boas dicas!