ÓLEOS ESSENCIAIS: O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM

4 de junho de 2020

Hello lacris, como estão?

O uso de óleos essenciais têm gerado discussões acerca de seus benefícios. Pensando nisso, preparei esse post como uma forma de diálogo com vocês sobre o assunto, pautado por dois pontos: o que são e para que servem os óleos essenciais?

Primeiramente, o que são os óleos essenciais? Segundo o site BioEssência: 

“Os óleos essenciais são substâncias vegetais voláteis e extremamente concentradas extraídos a partir de flores, frutos, sementes, folhas, raízes e outras partes das plantas por diferentes métodos de extração. Penetram em nosso organismo ao serem inalados ou através da pele, são absorvidos pela corrente sanguínea e metabolizados pelo corpo.”

Dito isto, é importante ressaltar que, por mais que os mesmos possuam componentes naturais, eles devem ser usados com bastante cuidado, além disso, o uso não está liberado para todos. Produtos super complexos, alguns chegam a ter 300 substâncias diferentes em um só potinho!

Vamos conhecer alguns dos mais usados e buscados?

1- ylang-ylang: Contribui para uma hidratação potente da pele e, quando usado nos cabelos, estimula o crescimento dos fios, regulam e desobstruem os folículos capilares.

2- Alecrim: Melhora a concentração, o foco, estimula a mente, aumenta a energia e diminui a fadiga.

3- Lavanda: Acalma a pele e o sistema nervoso, tem propriedades relaxantes que atuam diminuindo estresse e ansiedade, e pode ser usado no tratamento de queimaduras, cicatrizes e inflamações.

4- Limão: Age diretamente no fluxo sanguíneo, auxiliando o sistema circulatório, além de ser adstringente, cicatrizante e ajuda na limpeza de substâncias prejudiciais ao organismo. Porém, atenção ao usar o óleo de limão: por ser fotossensibilizante (reage em exposição à luz solar), deve ser aplicado pelo menos 12 horas antes de se expor ao sol, sempre em concentrações baixas.

5- Melaleuca ou Tea tree: Trata problemas como seborreia, caspa e dermatites, agindo no controle da oleosidade capilar (Limão siciliano e Petitgrain são outras alternativas anti-oleosidade). Possui propriedades bactericidas, fungicidas e estimula o sistema imunológico, prevenindo infecções.

6- Lavanda Francesa: Funciona como analgésico, anti-inflamatório, antisséptico, repelente de insetos, bactericida e diurético, além de agir na hidratação da pele.

Lembrando que, antes do uso, é essencial consultar um profissional para definir qual é o ideal para você. Cada um possui individualidades, sendo assim, é importante a produção de acordo com as queixas do paciente.

E então, meninas. Já usaram ou usam óleos essenciais? Quais?

Beijos!

Comentar




* Área sinalizada obrigatória.
Comentários com conteúdo racista, spam, publicidade, pornográfico ou com agressão verbal serão rejeitados.


Jaine

Nunca usei, mas tenho muita vontade de usar, só vejo o pessoal falando coisas boas em relação… e super concentrado… 300 substâncias em uma única gota UALLL

Raquel

Adorei Rica!! Bem sintetizada… Estava inclusive procurando sobre este assunto!! Parabens!

Melissa Moser

Eu uso o óleo essencial de rosas amarelas. Quando uso me sinto “mais leve”. Eu amo e não é caro!!!!

Palloma

Estou louca pra testar vejo falar muito bem @doterra

Daniela

Amo os óleos essenciais. Meus preferidos lavada e melaleuca

Miriam

Utilizo óleos essenciais em minha rotina diária. Adoro os resultados em praticamente tudo. Limpeza da casa, remédios para intercorrências do dia a dia e até para fazer aquela receitinha de sucos e saladas. Sim, a Gabi esqueceu de falar que os óleos podem ser ingeridos. Desde que sejam 100% puros

Mara

Uso o de lavanda! Tem me ajudado muito no sono! Uso marca dõterra

Janaína

Eu uso e amo! Mudou a vida da minha família.. Ah, enviei alguns pra você ❤️🥰

Mylleny Farias

Ameeiiii!!! Onde encontro ???

Edileide

Uso estou amando óleo esencial de alecrim. No cabelo fica muito bom.beijo Rica

Julia

Muito bom, estava realmente querendo saber dos óleos que algumas blogueiras estão falando, mas eles passam aonde? Já vi algumas meninas passando no travesseiro antes de dormir, atrás da orelha e na roupa

Daiana

Amo! Uso muito e sempre tenho em casa. Sonho de consumo comprar um kit com todos. TeaTree estou usando atualmente em colar aromatico pq ele é purificador de ar também e lavanda pra me deixar calma pra atender clientes teimosos que não querem usar mas máscara.

Samille Ramos

Maravilhoso o post!!! Amo vc!!🥰🥰🥰

Itana

Uso algumas gotinhas no umidificador, como aromatizante. Já fiz uso do de laranja e de algodão.